domingo, 12 de julho de 2009

Geração Arónica com Dias Contados


«Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela Graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem. Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há-de vir.» Hb. 13:9-14


«(...)"Eu sou o pão da vida. Os seus antepassados comeram do maná no deserto, mas morreram. Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: "Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos?" Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre." Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la"(...) Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.» Jo. 6:48-60,66





Já tomou hoje a sua dose de "alimento cerimonial"? Já foi hoje "saciado" por "comida" confeccionada e fornecida em "tabernáculo" modernamente montado por homens menos que ingénuos ou inescrupulosos? Se não foi, não desespere! Saiba que esse tipo de alimento espiritual não é necessário para o seu desenvolvimento enquanto pessoa humana. Pelo contrário, poderá mesmo vir a ser fatal para a réstia de humanidade que teima ainda em brilhar dentro de si.

No dizer do autor da carta aos Hebreus, o altar que hoje se encontra à nossa disposição, é, de facto, realidade de muitíssimo melhor natureza, dele não podendo alimentar-se quem serve ainda, de forma idólatra e avara, ao "tabernáculo" de homens poderosos ou com ambição de Poder... Melhor, muitíssimo mais saborosa e susceptível de dar fruto infinitamente.

Jesus, não o do sacrifício individual pelo pecado de todos, nas palavras dos que, ao seu tempo, detinham o Poder Religioso (João 18:14), não o Poderoso Senhor urdido pela imaginação de outros tantos poderosos opressores dos mais incautos, a quem titularam de Cristo, não o suposto fundador de uma religião a que convencionaram chamar Cristianismo, ou apenas mais um vulgar instituidor de cúpulas hierarquizadas e hierarquizantes, mas o homem cem por cento humano, histórico, sinal da eterna Presença divina, do Sopro do Espírito Santo na história humana, cuja vivência começou por manifestar aquele que haveria, que há-de ser o paradigma do Homem Perfeito aos olhos de Deus, (não necessariamente aos olhos humanos), que se "semeou" a si mesmo na Terra a fim de poder "dar fruto" em abundância, que é dizer, a fim de dar origem a uma infinita multiplicidade de filhos e filhas, que, chegados à idade da Razão, à maioridade plena, abandonando para sempre toda a infantilidade e adolescência de entendimento, carreguem em si mesmos a imagem de Deus, soltando os que, ainda cativos pela má consciência do errar permanente do alvo, se acham impedidos de olhar directa, detida e profundamente nos olhos do Pai de todos os espíritos, de filhos e filhas que caminhem no Amor em si continuamente soprado e aperfeiçoado pelo Espírito de Deus, e encham a Terra de Justiça e Paz para todos, por igual, esse Jesus, a quem os Poderes Religioso e Político condenaram e assassinaram mancomunadamente, abriu-nos o caminho.

Na verdade, o exemplo deste Jesus histórico, perfeitamente contextualizado no espaço e no tempo, é de tal ordem ultrajante para todos os que ambicionam, ainda hoje, o Poder nos seus diferentes matizes e contornos - Económico, Político e/ou Religioso, e para a pretensa sabedoria humana, que não se contentando em pregá-lo numa cruz e em afirmá-lo como sacrifício de um só homem por todos os homens, têm ainda feito dele o fundador do Cristianismo e o instituidor de cúpulas e hierarquias eclesiásticas, quando ele mesmo advertiu que a ninguém positivamente se distinguisse, chamando Mestre, Pai, Bispo, Pastor ou atribuindo qualquer outro título, mas que quem quisesse ser efectivamente o maior no Reino de Deus, fosse como o menor e mais insignificante dos servos (Mateus 23: 8-12; Marcos 9:33-37). Não se bastou, contudo, com as palavras. A sua vida foi vivida como se de efectiva morte se tratasse, servindo como o mais irrelevante, desprezado e, até ridicularizado de todos os homens. Porque era louco ou, pelo menos, assim era considerado, inclusive por muitos dos que o observavam bem de perto e o acompanhavam! Foi, todavia, o louco que maior lucidez transportou em si mesmo, em toda a história humana. E, o fraco que maior fortalecimento recebeu de Deus.

Jesus abriu, pois, com toda a autoridade, caminho para um Novo Homem e para uma Nova Mulher, para uma Nova Geração de gente, para uma Nova Espécie espiritual, "semente" de abundância... Para cada pessoa que da sua carne ousar alimentar-se e que vier a beber do seu sangue, metaforicamente falando. Quem nele depositar a sua confiança como homem cem por cento aceite por Deus, que reflecte, de forma clara e inequívoca, a Sua Imagem, a qual ninguém viu e a Sua Natureza, a qual ninguém compreendeu. Quem vier a viver a sua vida como perda e não como ganho pessoal. Quem se aventurar a sair da cidade da sua própria religiosidade e dos seus preconceitos subjectivos e se determinar a ir ao encontro do Cordeiro de Deus que tira, de facto, o pecado do mundo. Parafraseando o autor de Hebreus, quem for ao seu encontro, fora do conforto e longe da anestesia do acampamento, e se dispuser a sofrer o mesmo tipo de desonra que ele se dispôs a sofrer. Ele foi apenas o primeiro a sacrificar a sua existência em benefício de todo o que vier a aceitar o seu exemplo em sua própria vida e se vier a tornar, juntamente consigo, sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; não o único, como nos têm tentado fazer acreditar... Há mais gente "insana" e determinada sobre a face da Terra. O plano de Deus de enchê-la com este tipo de "insanidade" permanentemente repleta de lucidez verá, um dia, o seu integral e cabal cumprimento, (Gn. 1:28; Ap. 21:3-5). Será o dia em que todos os homens oferecerem a sua vida em sacrifício suficiente para remover os pecados de todos homens. Será o Reinado da Liberdade dos filhos de Deus, com verdadeira Justiça e Paz ao alcance de todos e de qualquer um. Muito diferente do que se conhece, para já ou, do que se tem observado até aqui.

Os que teimam em servir no "tabernáculo" não possuem, segundo o autor de Hebreus, o direito de se alimentarem deste tipo de comida espiritual. O próprio Jesus, salientando o mover da Nova Geração, do Novo Homem e da Nova Mulher, por contraposição à sombra ou simbologia da actividade sacerdotal no templo da Antiga Aliança, afirmou que a Geração, o Homem e a Mulher que os precederam, apesar de terem consumido o mais refinado banquete celestial, no deserto, contra todas as razoáveis expectativas humanas, morreram pelo caminho, não tendo, consequentemente, chegado à Terra da Promessa. No sentido espiritual, significa que aquele manjar do Céu do Primeiro Pacto não era, apesar de tudo, alimento perfeito, útil ou suficiente aos olhos de Deus, sendo ainda necessário que viesse o "pão" que por Si viria a ser aceite como adequado para dar vida e vida em abundância a todas as pessoas que dele se alimentassem.



Na realidade, o verdadeiro tabernáculo espiritual, o ponto de encontro regular com Deus e o lugar onde sopra o Seu Espírito é cada homem, mulher ou criança que por Ele se deixar guiar e motivar, no seu quotidiano.

Assim, ouse procurar Deus no seu próprio espírito, sem recurso a falsos e obsoletos mediadores que se interponham entre si e Ele e que se venham, porventura, a tornar seus senhores, opressores eventuais, a quem venha a ter que pagar esperado tributo de vassalagem. Creia na pessoa e no exemplo de Jesus Cristo e na sua descendência espiritual como suficientes para cumprirem integralmente o plano de Deus na Terra. Deseje tornar-se parte integrante dessa Geração.

Esqueça as tradições humanas cuja causa ou razão de ser não faça qualquer sentido para si. Viva livre de preconceitos e faça com que outros se sintam, igualmente, livres. Creia em Deus como o Único capaz de a todos tornar verdadeiramente livres desse produto civilizacional ou cultural a que chamamos consciência do Bem e do Mal e de nos soltar para uma vida guiada pelo Seu Espírito, na qual o Amor deixa de ser jargão inconsequente e passa a ser a Perfeição por Ele observada em cada pessoa que atinge a medida da estatura do cem por cento humano, aceite, preservado e santificado por Deus para reflectir a Sua própria imagem sobre a Terra.

Aprenda a confiar e a depender desse Sopro sobrenatural saído de Deus. Ele é Liberdade! Jamais o(a) aprisionará, de novo... Não tenha medo! Deixe que Ele cuidadosamente insufle suas frágeis "narinas de barro" e Siga-O aonde Ele for. Fale conforme Ele o(a) inspirar. Deixe que Ele transtorne pensamentos e mentalidades que ainda o(a) subjugam. Procure encontrar-se com Deus permanentemente. Permita que Ele o(a) ajude a encontrar-se consigo mesmo(a) e com outros, por maior que seja o seu medo. Lembre-se de que Ele estará sempre junto de si, pronto para curar eventuais feridas, para soltá-lo(a) das suas prisões individuais e para remover todo o embaraço, vergonha ou humilhação que sinta, seja por que motivo for. Permita que Ele o(a) restaure à sua condição de homem ou mulher plenamente digno(a) aos Seus olhos.

Viva de modo generoso e liberal, sensível ao seu mundo interior, assim como ao mundo exterior e às suas necessidades. Partilhe, igualmente, a sua riqueza espiritual, intelectual, emocional e material. Seja guiado(a) por Deus a cada passo.

Tenha uma óptima semana!

4 comentários:

Sip of Glory disse...

Obrigado por este texto. Aqui há responsabilidade intelectual. Aqui há Liberdade. Aqui há verdade. Aqui sopra o Espírito. Que mais poderei dizer? Que tenho privilégio de ser teu Irmão. Eu te amo!

Rute J. disse...

Obrigada pelo carinho... O sentimento é mútuo, mano ;)

Danny disse...

"Coração fortalecido pela Graça..." Agradeço a Deus por estares cheia da Sua Graça.

Erradamente e induzindo outros em erro, sobreabundam sacerdotes, pastores e afins, que olham em seu próprio interesse, acima dos demais, mesmo que seja somente em forma de adulação ou superioridade em relação aos demais dentro da congregação, oh falta de humildade...

A dose de alimento cerimonial que necessitamos é termos intimidade, comunhão, aliança, com Ele através do Seu Espírito Santo.

A carne e o sangue Dele estão aí ao alcance de todos, basta buscarmos com sinceridade a Sua palavra, suguindo o Seu exemplo, o do Pão da Vida.

Viver de modo generoso e liberal é seguir os passos do Salvador e alcançar esse mundo exterior e as suas necessidades, como tão bem escreveste!

Estou seguro que Deus guia cada passo teu.
Amei as tuas palavras inspiradas por Ele e a evocação do Nosso Herói: Jesus
Deus te abençoe minha estimada irmã Kyria ;-)

Rute J. disse...

Agradeço teres passado e comentado, Danny... bjs ;)